Em novo levantamento focado em lançamentos de coleção, especialista em CRM revela que marcas que adaptam seu marketing para cada estação têm performance de vendas significativamente superior. Foto: divulgação

E-Commerces de moda podem aumentar conversão em 32% com estratégias sazonais

Lojistas que adaptam as estratégias de marketing do seu E-commerces de moda a cada coleção convertem até 32% mais do que concorrentes com campanhas genéricas. O dado é o principal destaque de um novo guia de estratégias lançado pela Flowbiz (antiga Mailbiz), especialista em CRM e automação para o varejo online.

O levantamento aponta que, embora o lançamento de uma nova coleção seja o momento de maior potencial de vendas para uma marca, muitas empresas subaproveitam a oportunidade por não adaptarem sua comunicação e a experiência do cliente a essa novidade, perdendo em engajamento e, consequentemente, em receita.

O poder da personalização e da automação inteligente

Para capitalizar sobre as novas tendências, o guia da Flowbiz detalha um conjunto de ações práticas. A primeira recomendação é a personalização da comunicação através da segmentação inteligente de clientes, direcionando ofertas com base no histórico de compras e comportamento. A eficácia desta tática é comprovada por dados do “CRM Report”, outro estudo de mercado também realizado pela empresa, que mostra que a segmentação de campanhas pode gerar um aumento de até 50% na taxa de abertura de e-mails.

Outra estratégia fundamental abordada no guia é a automação de jornadas, como a criação de fluxos de boas-vindas para novos inscritos. O impacto dessa ação no faturamento é direto, com os especialistas da Flowbiz indicando que lojas que implementam esses fluxos registram um aumento de vendas de até 143%.

Canais de comunicação e a experiência do cliente

O material para e-commerces de moda também enfatiza a importância de renovar a “vitrine virtual” a cada coleção, com a atualização de banners e a criação de interações que engajem o cliente. Além disso, o material recomenda o uso estratégico de canais diretos como o WhatsApp para táticas de alta conversão.

A força deste canal para ações como a recuperação de carrinhos abandonados, uma das táticas sugeridas, é validada pelos dados do CRM Report: enquanto a taxa de recuperação de receita via e-mail é de 3,9%, quando a abordagem inclui o WhatsApp, o índice mais que dobra, chegando a 7,28%.

A estratégia de e-mail, segundo as orientações, deve ser focada em relevância, com a criação de seções temáticas como “Novidades da nova coleção” e “Looks combinados”, utilizando imagens e vídeos que transmitam a atmosfera das novas peças.

Os dados e estratégias apresentados pela Flowbiz indicam que, em um mercado de moda cada vez mais competitivo, a adaptação da comunicação a cada nova coleção tornou-se um fator crucial não apenas para o engajamento, mas para a performance de vendas do e-commerce.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

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