Foto: divulgação

ACI: empreendedores revelam estratégias no 2° Encontro de Pequenas Empresas

Na manhã da última sexta-feira, 15, o auditório da ACI foi palco de apresentação de quatro casos de sucesso na área de empreendedorismo e fonte de inspiração para cerca de 80 gestores de micro e pequenas empresas e autônomos da região. O evento foi promovido pelo Comitê da Micro e Pequena Empresa da ACI.

Além de narrar os principais fatos de suas bem-sucedidas trajetórias, os palestrantes do 2° Encontro de Pequenas Empresas revelaram as estratégias que os fazem projetar a continuidade da expansão dos seus negócios nos próximos meses. Os segmentos são diferentes, mas as receitas têm ingredientes em comum: gestão de pessoas, foco no crescimento, inovação e atenção ao que o consumidor quer e busca.

De um a 1 milhão de xis vendidos

Na abertura, Vini do Xis, ⁠CEO do Xis do Vini, apresentou as ‘burradas’ e os acertos que o fizeram construir uma empresa com dez unidades, 150 funcionários diretos e R$ 20 milhões de faturamento em 2024. Na palestra De um a 1 milhão de xis vendidos, ele disse que, acima de tudo, teve coragem para empreender e que os resultados poderiam ser ainda melhores não fossem os erros cometidos, como não dedicar tempo para desenvolver processos e criar uma cultura forte.

“Os professores vêm disfarçados de problemas”, destacou Vini, enfatizando, que, com o aprendizado obtido, como, por exemplo, fazer com que os clientes se sintam como se estivessem na sua própria casa, ele prepara a abertura da 11ª unidade (própria), na cidade da Portão, em outubro, e outras em cidades no caminho da serra, nos próximos.

XIS DO VINI
– Sede em Igrejinha
– 10 unidades em operação, entre franquias e lojas próprias
– 150 funcionários
– R$ 20 milhões de faturamento em 2024

Marca é como uma orquestra

Na sequência, subiu ao palco o designer Gilnei Silva, especialista em identidade visual e design de marcas. Na palestra Tudo está dito sem falar nada, o palestrante disse que muitos confundem marca com logotipo, que é um dos vários elementos que ajudam a construir a marca. “Marca é como uma orquestra – tudo precisa estar em sintonia – e a versão editada do que o cliente guarda da empresa”, explicou.

Conforme Silva, a mente cria atalhos e a marca inteligente decide quais, isto é, uma marca bem-construída escolhe quais percepções e associações quer provocar e desenha os atalhos que levam os clientes até ela.

Três elementos são básicos para uma marca: logotipo, tipografia e cores. O logotipo é a expressão da simplicidade e o segredo do bom design. A marca deve transmitir uma mensagem e as cores usadas consistentemente podem aumentar o reconhecimento dela em cerca de 80%.

“Marca devem evoluir constantemente, sem ruptura, para se manter atualizada, mas é preciso manter a consistência, pois 59% dos consumidores preferem comprar de marcas que conhecem ou reconhecem”, disse o designer, que desenvolveu projetos para dezenas de marcas, como Petite Jolie, Carrano, Frumar e outras. “Tua marca pode ser quem ela quiser: amigável, próxima, sofisticada, popular, forte, descolada ou outra. Tudo sem dizer uma única palavra: apenas com uma boa apresentação”, concluiu.

Valores e princípios familiares

Terceira palestrante, Maria de Lourdes Anselmi, revelou como fundou e construiu a Malharia Anselmi, cujas peças despertam desejo no público feminino. Conforme ela, a atenção aos valores e princípios familiares, curiosidade e um grande desejo de vencer foram os fatores que serviram de base para a história de sucesso da malharia.

“Fiz muitos cursos e viagens em busca de conhecimento, que é libertador, e sempre acreditei no meu trabalho. Além disso, sempre cuidei da gestão do dinheiro e tenho como propósito fazer bem para mim e para os outros”, disse Maria de Lourdes, de 67 anos, que também destacou a importância de ter feito a sucesso (envolvido os três filhos na empresa) e sempre ter respeitado as novas ideias. “Anselmi não é preço. É Valor. É uma empresa que luta para fazer a diferença, valorizando fornecedores, colaboradores e clientes”, acrescentou.

A empresa, que possui sede em Farroupilha, unidades fabris também em Nova Milano e Feliz e 21 lojas nos principais endereços do país, prepara a abertura de novas operações de comércio em Gramado, Balneário Camboriú e Florianópolis, além de projetar a construção de um novo complexo fabril de 35 mil metros quadrados em Farroupilha.

MALHARIA  ANSELMI
– Sede em Farroupilha
– 800 colaboradores
-21 lojas nos principais endereços do Brasil

O fenômeno da comunicação na região

Quarto e último palestrante, Eduardo Schmitz, mais conhecido como Dudu News, descreveu como tornou-se o mais recente fenômeno da comunicação no Vale do Sinos. O início foi em 2012, aos dez anos, ao ser desafiado pela professora a apresentar um jornal em sala de aula. Hoje, junto com um sócio, dirige uma empresa com dez colaboradores e 500 mil seguidores em todas as redes sociais, aos quais apresenta diariamente notícias de todas as áreas.

“Somos o jornal mais engajado da região”, disse Eduardo, destacando a utilização de princípios como lidar com a verdade, gestão empresarial, ser crítico e manter o jeito Dudu News de ser, que é levar informação ao público com verdade, simplicidade, humildade, carisma e alegria.

“Alcançamos todos os meses 3 milhões de pessoas e 50 milhões de visualizações”, disse Dudu News, que também anunciou diversas novidades, como a nova sede recem inaugurada em Novo Hamburgo. Na próxima semana, duas unidades móveis identificadas vão ampliar a cobertura do que acontece em Novo Hamburgo e cidades próximas. Em dezembro, entrará no ar o site www.dudunews.com.br e, em 2026, a Dudu News TV. Antes disso, o objetivo é consolidar o Dudu News Esportes, braço esportivo, e os podcasts Dudu Night e Contra-ataque, voltados ao entretenimento.

DUDU NEWS
– 500 mil seguidores em todas as redes sociais
– 3 milhões de pessoas atingidas mensalmente
– 50 milhões de visualizações mensais

Patrocínio: Doctor Clin , Sicredi Pioneira, Visa Eventos e Cooperativa Viacredi Alto Vale

Apoio máster: Universidade Feevale e Sebrae

Apoio: KSA Soluções Contábeis  e Vargas e Konrad Sociedade de Advogados

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.