O Startup Summit 2025 começou nesta quarta-feira (27), no CentroSul, em Florianópolis (SC). O evento realizado pela ACATE e o Sebrae Startups está com ingressos esgotados e recebe, até sexta-feira (29), mais de 10 mil pessoas. Participam também neste ano delegações de mais de 20 países – número recorde de ecossistemas internacionais representados no encontro de tecnologia, inovação e empreendedorismo que se consolida entre os maiores da América Latina.
A cerimônia de abertura desta 8ª edição do Startup Summit celebrou esforços em prol do empreendedorismo inovador e do futuro do país. O Presidente da ACATE, Diego Ramos, deu boas-vindas ao público e ressaltou a expansão do evento realizado na capital brasileira das startups e em SC, estado que é um dos principais polos de inovação na América Latina: “Com confiança e colaboração, a ACATE e o Sebrae estão juntos desde o primeiro Startup Summit, quando ainda era um evento regional. Ao longo do tempo, este encontro se tornou nacional e hoje é internacional”.
Entre as delegações internacionais, estão representantes de países como: Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Guatemala, Índia, Paraguai, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suíça e Uruguai.
Na sequência da abertura, a ACATE também deu início à programação de conteúdos no estande da Associação, na feira de negócios do evento, aproximando o ecossistema de inovação catarinense a oportunidades de expansão em mercados globais. O primeiro painel abordou o tema “Conexões internacionais para atração de investimentos e parceiros”, com a participação de Henrique Bilbao, Vice-Presidente de Internacionalização da ACATE, Gabriel Bastien, Vice-Cônsul do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, e Fábio Wagner Pinto, Presidente da Fapesc.
Durante o bate-papo, o Vice-Cônsul destacou o fortalecimento de relações entre os países: “Brasil e Canadá são parceiros naturais, simbióticos e colaborativos”. Já o Presidente da Fapesc, situou que o Startup Summit é uma oportunidade para as empresas de SC criarem conexões com o país norte-americano. “A presença do Canadá no evento mostra que há interesse do governo canadense em Santa Catarina”. O painel também falou sobre estruturas de suporte canadenses para empresas que expandem suas operações para o país, além de iniciativas da ACATE para internacionalização de negócios catarinenses como o programa ACATE Global Gateway, a filial da Associação em Toronto e a parceria com a universidade Conestoga.
A programação de conteúdos seguiu durante toda a tarde no espaço da ACATE e nos dez palcos do evento. Na plenária, passaram renomados formadores de opiniões e tendências, entre eles: o historiador e escritor Leandro Karnal; a empresária e influenciadora Bianca Andrade (Boca Rosa); o CEO do WhatsApp, Guilherme Horn; o fundador da Exact Sales, Theo Orosco; entre outros nomes. As palestras e painéis do palco principal têm transmissão ao vivo e online, inscreva-se gratuitamente para assistir de forma remota.
Em outros três palcos do Startup Summit, os conteúdos neste primeiro dia foram conduzidos pelas Verticais de Negócios AgTech e Varejo, em trilhas dedicadas às tecnologias e tendências nesses segmentos de mercado, e pelo programa de inovação aberta LinkLab, com uma trilha voltada para a inovação em grandes empresas.
Além das palestras e painéis da programação do evento, a feira de negócios que reúne desde grandes marcas até startups, entre outras organizações locais, nacionais e internacionais, foi movimentada pelo público de empreendedores, profissionais, investidores e demais atores participantes do encontro.
No primeiro dia de Startup Summit, entre os presentes, também estiveram as autoridades: Edgard Usuy, Secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; Maryanne Mattos, Vice-Prefeita de Florianópolis; Zena Becker, Secretária de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais da Prefeitura de Florianópolis; e Juliano Richter Pires, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Representando o Sebrae, participaram da cerimônia de abertura: Décio Lima, Presidente do Sebrae Nacional; Margarete Coelho, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional; José Zeferino Pedroso, presidente do Conselho Deliberativo Nacional; e Renato Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do estado.
Oportunidades da ACATE para empresas de tecnologia no Startup Summit 2025:
A manhã do primeiro dia de Startup Summit iniciou em um momento exclusivo para startups selecionadas pelo Prêmio Sebrae Startups e aderidas às Verticais de Negócios na modalidade PRO, além de corporações privadas e instituições públicas convidadas, em mais uma edição do LinkLab Open Day dentro do evento. A iniciativa do programa de inovação aberta da ACATE promoveu conexões entre as organizações e oportunidades de novos negócios.
Nos três dias de evento, participarão do Open Day mais de 50 players, entre órgãos públicos e grandes empresas de diversos setores, que subirão ao palco para apresentar seus desafios em busca de soluções das startups participantes.
“O LinkLab faz a conexão da economia tradicional com a digital – que é a nova economia. Essa relação é muito importante, pois agrega valor em um mundo que muda rapidamente. O conceito da inovação aberta busca acelerar a transformação interna das corporates, com competência, criatividade e inovação em busca de resultados”, ressaltou Tulio Duarte, Vice-Presidente de Ecossistema da ACATE, na abertura do primeiro dia de conexões no evento.
O Open Day no Startup Summit conta com o patrocínio da Starian; Dell Technologies; Silva, Santana & Teston; Softcon; e Mosimann-Horn Advogados. São apoiadores a Fapesc e o Sebrae.
Já no período da tarde, o estande da ACATE no Startup Summit apresentou às empresas de tecnologia e a todo o público do evento uma série de painéis sobre os seguintes temas: oportunidades de financiamento para o crescimento de startups e de parcerias com governos; formas de se proteger contra vulnerabilidades que podem afetar as operações de negócios; e como ecossistemas de inovação e impacto incentivam o desenvolvimento de empresas.
De forma paralela aos conteúdos, o programa ACATE Startups promoveu mentorias coletivas para empresas associadas. Os mentores Alexandre Adoglio, CEO da Sonica, e a advogada Juliana Rebellatto Locatelli compartilharam conhecimentos para empreendedores sobre marketing e direito empresarial, respectivamente.
“A mentoria foi muito boa. Para uma startup que está iniciando, foi importante estar frente a frente com uma advogada para termos a visão de um profissional sobre como podemos evoluir e profissionalizar a empresa”, conta Géssyka Damaceno, Cofundadora e CMO da startup associada I. GO for Education.
Mais mentorias serão realizadas durante o Startup Summit 2025 – associados ACATE podem se inscrever para participar neste link.
A programação do estande da ACATE no evento foi encerrada com uma rodada de pitches organizada pelo programa ACATE Invest. Empreendedores das startups associadas Beewell, Gaia Saneamento e Sparring apresentaram seus negócios a uma banca avaliadora composta por investidores. Desde o ano passado, quando o ACATE Invest foi lançado no Startup Summit, empresas tem acesso a oportunidades como participar de rodadas e outros eventos de aproximação a potenciais investimentos – para fazer parte do programa, clique aqui.
O estande da ACATE no Startup Summit 2025 conta com o patrocínio da Starian; Silva, Santana & Teston; Softcon; SC Mais Inovação; Mosimann-Horn Advogados; Evo Talks; Decision FGV; Martinelli Auditores; 3Neuron; QI Network; e Únilos.