Na última semana, uma comitiva do Governo do Rio Grande do Sul esteve no Chile para visitar as instalações da CMPC. Estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Sedec, Leonardo Marmitt. O objetivo foi fortalecer a parceria e conhecer mais sobre as operações da companhia.
A visita, promovida pela Câmara de Produção e Comércio de Biobío, que reúne autoridades públicas, lideranças empresariais, representantes de diversos setores produtivos da América Latina, iniciou no escritório da CMPC, em Los Ángeles. Os membros da comitiva puderam conhecer a estrutura organizacional e planejamentos especiais, como o plano de contingência a queimadas e incêndios.
A visita se estendeu pela planta industrial de Santa Fé, localizada em Nacimiento, onde a comitiva pode conhecer detalhes de seu funcionamento. Com cerca de 500 funcionários, o empreendimento tem operação semelhante à unidade Guaíba, com produção de celulose à base de eucalipto.
Após, puderam conhecer o campus Nacimiento, do Departamento Universitario Obrero y Campesino (Duoc), da Pontificia Universidad Católica de Chile. A instituição de educação técnico profissional do Chile tem uma parceria com a CMPC para oferecer cursos profissionalizantes.
Durante a visita, foi debatido o andamento do Projeto Natureza, maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul, com aporte de R$ 24 bilhões. A previsão é que sejam geradas 12 mil vagas de emprego durante a implementação e mais 1,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos durante a operação da nova fábrica na cidade de Barra do Ribeiro.
“Esta visita simboliza não apenas a consolidação de uma relação estratégica, mas também o esforço do governo estadual – por meio do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável – em atrair e manter investimentos que impulsionem a reconstrução e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul. Representou, ainda, a oportunidade de trocar conhecimentos que podem ser aplicados em nosso Estado, tanto na planta da CMPC em Guaíba quanto na futura instalação de Barra do Ribeiro.” destacou Polo.
Prikladnicki comentou sobre a programação. “Tivemos agendas muito produtivas. Ficamos impressionados com o que vimos aqui e com certeza levaremos o que aprendemos como experiência para futuros projetos no Estado. Também confirmamos nossa capacidade de ampliar nossas relações com o Chile, que já estão consolidadas” disse
O gerente de Relacionamento e Comunicação da CMPC, Gabriel Barboza, acompanhou e visita destacou a importância do fortalecimento da parceria entre a companhia e o Governo do RS. “É uma honra receber a comitiva e poder apresentar detalhes importantes de nossa atuação diretamente do Chile, onde a companhia foi fundada. Essa aproximação é fundamental e reforça o excelente relacionamento da CMPC com o Governo do Rio Grande do Sul. É no estado que implementaremos nossa nova unidade, oportunizando mais desenvolvimento para a região”, enfatizou.
Sobre a CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, itens de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados. O grupo CMPC conta com mais de 25 mil colaboradores, 54 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, conquistou a 1ª posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global. Em 2024, foi apontada pela segunda vez consecutiva como a Empresa Florestal Mais Sustentável do Mundo pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade e, com o BioCMPC, de forma inédita no Brasil, a CMPC levantou o Prêmio PMI Awards de Projeto do Ano de Engenharia, Construção e Infraestrutura, o reconhecimento mais importante do setor em nível global. O CEO do Grupo CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, foi eleito pela Council of the Americas o CEO do Ano (2023) em Sustentabilidade. Em 2024, Ruiz-Tagle recebeu o título de CEO do Ano pela Fastmarkets Forest Products PPI Awards, que também elegeu a CMPC como líder mundial em Sustentabilidade.