A terceira edição do ABRAS em Ação nas Estaduais — Rio Grande do Norte reuniu, nesta quinta-feira (17), supermercadistas, lideranças locais e um grande número de participantes, no Holiday Inn Natal, localizado em Natal, capital potiguar.

ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte promove evento estratégico

Encontro regional reforça a parceria entre a ABRAS e a Assurn, trazendo inovação, eficiência operacional e tendências de mercado para fortalecer o varejo alimentar no estado

Por Edevaldo Figueiredo

O encontro teve a participação de grandes supermercadistas da região, sendo uma excelente oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, e pelo presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Gilvan Mikelyson.

Milan iniciou a sua fala dando boas-vindas aos convidados presentes. “Primeiramente, eu quero agradecer a oportunidade de estar aqui novamente no ABRAS em Ação pela terceira vez. Trago aqui vocês um abraço caloroso do nosso presidente, João Galassi, que tem feito um trabalho brilhante e incansável pela defesa do setor supermercadista do Brasil. A gente verá um pouco mais adiante as pautas que nós estamos tratando em Brasília, lideradas por ele, que não pôde estar aqui hoje.” E acrescentou. “É muito importante para nós, neste momento, apresentar informações e muito conteúdo, bem como compartilhar informações sobre o relacionamento entre indústria e varejo. Porque o objetivo comum nosso é atender cada vez melhor o nosso consumidor. Fazemos parte de um elo da cadeia, em que estamos no fim, parte na qual as coisas acabam se concretizando e acontecendo. Então, todo o trabalho, que é desenvolvido desde o campo até chegar à casa do consumidor, envolve toda essa cadeia que vem se unindo cada vez mais.”

O presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Gilvan Mikelyson, fez coro às palavras de Milan e agradeceu a presença de todos. “Vivemos um momento de grandes desafios e é justamente por isso que precisamos estreitar os laços, estar juntos, fortalecidos e organizados. Entre as dificuldades que enfrentamos atualmente, eu queria destacar a necessidade de adequação à legislação da reforma tributária, que trará impactos diretos ao setor e exige atenção, preparo e articulação. Assim como a grande luta que se trava nacionalmente, inclusive, por uma dosimetria das multas dos órgãos reguladores baseada na razoabilidade e na proporcionalidade. A batalha constante pela redução das taxas de cartão de crédito, que comprometem a nossa rentabilidade; as distorções no programa de alimentação do trabalhador, que precisam ser corrigidas para manter a sua finalidade original; a preocupação com o empréstimo consignado oferecido ao trabalhador com juros elevadíssimos, o que tem comprometido o orçamento familiar e gerado instabilidade; as dificuldades em acessar mão de obra qualificada, agravadas por modelos de contratação antiquados e rígidos. Necessitamos ter mais flexibilidade para adaptar as contratações às necessidades reais do nosso setor.”

O presidente da Assurn complementou sua fala. “É também tempo de enxergar as oportunidades que surgem. A busca por eficiência operacional, que tanto o Milan fala. A melhoria da performance em vendas é um caminho inevitável para a sustentabilidade do negócio. A luta pela implantação da farmácia completa nos supermercados representa não só um avanço comercial, mas um serviço que amplia o acesso à saúde para a população, promovendo concorrência saudável e mais comodidade ao consumidor. A capacidade de transformar desperdício em oportunidades, com gestão eficiente de estoques e redução de perdas. A reavaliação da jornada comercial no varejo brasileiro, buscando estratégias e conceitos que gerem lucratividade. O uso estratégico da inovação e da inteligência artificial (IA) para melhorar a gestão, os resultados e as tomadas de decisões. A valorização das mídias on-line como ferramentas para a divulgação das nossas ofertas, promoções, campanhas e para se aproximar do cliente final. O nosso setor é muito forte, é essencial e é feito por pessoas que trabalham com dedicação todos os dias. Que este encontro nos inspire e nos provoque.”

Vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan. Foto: Divulgação/ABRAS

Presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte, Gilvan Mikelyson. Foto: Divulgação/ABRAS

Vice-presidente de vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado. Foto: Divulgação/ABRAS

Na sequência, Milan fez questão de fazer um agradecimento especial ao vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado, que está deixando o cargo para assumir o posto de novo CEO e diretor-geral da rede de supermercados Coop. “Celso esteve com a gente por pouco mais de quatro anos, e ele fez um trabalho brilhante dentro da ABRAS. Não só ele, mas toda a equipe da ABRAS, liderada pelo Celso, executou ações que mudaram o patamar da associação nas áreas de comunicação, eventos e na própria convenção. Ela mudou de nome para ABRAS’25. Eu acho que ele deixa uma marca muito grande para nós, na ABRAS, de liderança, dedicação, foco e de muito trabalho. A representatividade que hoje a ABRAS tem, liderada pelo nosso presidente João Galassi, espelhada no formato de comunicação capitaneada pelo Celso, é o que nos permite atingir hoje um patamar de visibilidade incrível e um respeito muito grande, não só no Congresso Nacional, mas na cadeia de abastecimento como um todo. Então, Celso, eu queria agradecer a você.”

Mikelyson acrescentou. “Se nós estamos aqui hoje, muito se deve ao Celso, que foi quem fomentou e sempre fez o que foi possível para a realização desse projeto que é o ABRAS em Ação. Ele foi o pioneiro que trouxe para nós esse encontro de altíssimo nível. Ele é uma pessoa altamente humilde, que sempre gosta de compartilhar informações, nos ensinar, nos orientar. Celso está deixando a ABRAS para um projeto novo, mas permanece aqui o seu legado conosco.”

Celso Furtado subiu ao palco e agradeceu o momento. “Obrigado, Marcio e Mikelyson, pelas palavras. É uma honra, em quase cinco anos, ter liderado essa vice-presidência dentro da ABRAS. Estou indo para um projeto novo, mas permaneço no ecossistema, no qual assumo uma rede de supermercados. Então, a minha vida é varejo, e continuarei sempre próximo a vocês.”

Palestras

Um dos palestrantes convidados para o ABRAS em Ação Assurn, o CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, foi responsável por abordar o tema “Trade Marketing: ferramenta estratégica que gera resultado para o varejo e para a indústria”. Para o executivo, um dos pontos mais fundamentais do trade marketing é que ele alinha os interesses entre a indústria e o varejo, pois, na prática, você se senta com a indústria para fazer uma reunião de qualidade, não tem um pedido no meio”.

O executivo da R-Dias também destacou um dado bastante importante que as empresas precisam ficar atentas. “Se pegarmos 2013 e compararmos com 2023, nós veremos muitas mudanças no Ranking ABRAS das 50 maiores. Então, a grande questão é como você faz para se manter ativo no mercado tão dinâmico, exigente e em constante expansão?.

CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro. Foto: Divulgação/ABRAS

CEO e Fundador da Escola de Leads, Alberto Kastro. Foto: Divulgação/ABRAS

Grande público presente no ABRAS em Ação nas Estaduais Assurn. Foto: Divulgação/ABRAS

CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante. Foto: Divulgação/ABRAS

Com o tema “Inteligência artificial na prática: IA aplicada para empresas e profissionais em transformação”, o palestrante, CEO e fundador da Escola de Leads, Alberto Kastro, trouxe insights relevantes sobre o tema e falou como ele acabou embarcando nesse mundo. “Alguns empresários começaram a me procurar, eu estava à frente da minha empresa, que foi fundada pela minha família há mais de 20 anos. Especialmente na época da pandemia, as pessoas passaram a me perguntar sobre marketing digital, tráfego pago, etc. Ou seja, como eu utilizava isso na minha empresa. E eu comecei a ensinar o que eu fazia. Naquele momento, surgiu o meu entendimento de que a área educacional tinha muito poder, que transformava não só as empresas, mas as pessoas.”

CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante, trouxe o tema “Como a informação transforma desperdício em oportunidade no varejo” e fez um alerta bastante preocupante sobre a produção e distribuição de alimentos no País. “No Brasil, um País com tanta desigualdade e onde tantos passam fome, nós somos capazes de desperdiçar por ano quase dois Maracanãs cheios de comida. É preciso virar esse jogo e encontrar alternativas, como as que já temos oferecido por meio das nossas sacolas-surpresa.”

Em seguida, foi a vez do especialista em varejo, Fernando Luiz, apresentar o tema “A jornada comercial do varejo brasileiro: estratégias e conceitos que geram lucratividade”.

O terceiro ABRAS em Ação nas Estaduais – Assurn teve o patrocínio de Bluesoft, DM, Oxe Transporte e Logística e Toledo do Brasil. E, também, os apoiadores: EMS e São Braz.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@guiabrasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@guiabrasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.