Nesta terça-feira (5), representantes do ecossistema de inovação de Sapiranga estiveram em Porto Alegre para uma série de agendas com alguns dos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. O objetivo foi reforçar a divulgação do Sapiranga Summit 2025, evento que acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto no Fly.Hub, e que já se consolida como um dos maiores do estado no campo da inovação e do empreendedorismo. As visitas aconteceram nas redações da Zero Hora (GZH), Rede Pampa, O Sul, Jornal do Comércio, Correio do Povo e Rádio Guaíba.
Participaram da comitiva o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, Vinícius Santos, e o CEO da F2 Conexões + Inovação, Flaviano Gastão Júnior, ambos porta-vozes do Sapiranga Summit. Também estiveram nas agendas as jornalistas Tatiane de Sousa e Fabiane Madeira, da agência Efe Reputação, que atua na divulgação do evento. Segundo Flaviano, o valor acessível dos ingressos, que custa R$30 para os três dias, foi pensado para democratizar o acesso ao evento. “A inovação precisa estar ao alcance de todos. O Summit foi pensado para furar a bolha da inovação e permitir que qualquer pessoa, de qualquer setor, possa absorver e aplicar esse conhecimento em sua própria realidade”. Já Vinícius reforçou que o Sapiranga Summit não é uma ação pontual, mas um reflexo de um ecossistema de inovação já consolidado no município. “Sapiranga respira inovação diariamente. O Summit é uma vitrine do que já acontece aqui todos os dias”, ressaltou.
A programação do evento se estende por três dias intensos, com múltiplos palcos temáticos abordando temas como inteligência artificial, startups, sustentabilidade, cidades inovadoras, comunicação, saúde, cultura, direito, turismo e empreendedorismo feminino. O evento também conta com painéis sobre tecnologia no setor público, experiências de municípios transformadores, empresas tradicionais na nova economia, hubs de inovação, desafios da nova geração de profissionais e os bastidores da produção de conteúdo. Além disso, haverá atrações culturais, intervenções artísticas e premiações como o Inova Sapiranga, voltado a reconhecer boas práticas e projetos locais.
Texto e fotos: Bruna Bernardo