Novidade Expointer Agricultura de Escala - CNH Industrial Brasil Ltda / New Holland. Foto: divulgação

Gerdau anuncia os vencedores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra na Expointer

Prêmio incentiva a inovação e a excelência do agronegócio e reafirma o compromisso da produtora de aço com o desenvolvimento do setor

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, revelou nesta terça-feira (2), os vencedores da 36ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra (PGMT). A premiação foi anunciada oficialmente durante a Expointer, maior feira da agropecuária da América Latina, que acontece até o dia 7 de setembro em Esteio (RS), e reconheceu os destaques do setor presentes no evento e inscritos no Prêmio, entre fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas, e empresas de softwares focadas no segmento agro.

Neste ano, na categoria “Novidade Expointer Agricultura de Escala”, a empresa premiada foi a CNH Industrial Brasil Ltda / New Holland, de Curitiba (PR), com o produto “Colheitadeira CR7+ Arrozeira”. A colhedora é utilizada em culturas de grãos como soja, milho, feijão, trigo e arroz, esta última com particularidades como alta abrasão e volume de massa. O equipamento conta com sistemas eletrônicos que realizam ajustes automáticos em tempo real, garantindo os quatro princípios da colheita: menor perda de grãos, grãos limpos e sem danos, além de alta capacidade operacional. Sensores e câmeras regulam alimentação, rotores, fluxo de ar e peneiras, monitorando perdas e qualidade. Também dispõe de autonivelamento para terrenos inclinados e opções de plataformas e tração conforme o solo. Essas soluções reduzem a intervenção humana, fadiga e erros, aumentando a eficiência e a qualidade do produto final.

Já na categoria “Novidade Expointer Agricultura Familiar”, a vencedora foi a empresa Jumil – Justino de Moraes, Irmãos S/A, de Batatais (SP), com o produto “Natura 2400”. A semeadora é utilizada para hortaliças de sementes pequenas e de alto valor agregado, como cebola, cenoura, beterraba e alface. Funciona preferencialmente em canteiros, mas também em área total com solo previamente preparado. Seu sistema de sucção a vácuo garante dosagem precisa, evita falhas durante a operação e facilita a retirada das sementes remanescentes. Ao substituir o uso de mudas, reduz mão de obra, custos, fadiga dos trabalhadores e possibilita ampliar a área cultivada, sendo uma solução frente à escassez de trabalhadores rurais no cultivo de hortaliças.

E na categoria “Inovação Digital Expointer”, o sistema vencedor foi o “Keplerflix”, da empresa Kepler Weber Industrial S.A, de Panambi (RS). O produto premiado é uma plataforma online, interativa e por assinatura, que objetiva auxiliar na capacitação técnica dos operadores de silos e armazéns e engloba as etapas de recebimento, limpeza, secagem, armazenamento e expedição de grãos. O curso é constituído de uma gama de vídeo aulas para capacitação individual dos operadores, que vai sendo atualizada de forma contínua e em função das novidades tecnológicas do mercado, permitindo um atendimento mais ágil da assistência técnica, evitando a necessidade de envio presencial do técnico da empresa ou da revenda. A capacitação também previne sinistros e acidentes, promovendo melhoria na qualidade das operações e do produto processado e redução de custos.

Na edição da Expointer, o prêmio Destaque do Júri foi para o “V Control Dosador a vácuo de sementes”, da empresa Toplanting Ind. Com. Máquinas Agrícolas Ltda., de Cruz Alta (RS). O equipamento premiado é um dosador e condutor de sementes, um componente importante no processo de semeadura de grãos. O sistema é responsável por dosar, conduzir e depositar sementes no solo em espaçamentos uniformes e previamente definidos. Seu diferencial está na condução por correia com células individuais, que assegura precisão e reduz danos mecânicos. Pode ser acionado mecanicamente ou eletricamente, integra-se a tecnologias de agricultura de precisão, permite taxa variável e desligamento linha a linha, além de ser adaptável a diferentes semeadoras, inclusive já em uso. A inovação aumenta a uniformidade de deposição e a emergência das sementes, ampliando a eficiência operacional e a produtividade no campo.

Para a Gerdau, a premiação reafirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento da cadeia do aço no país. “Para a Gerdau, é uma honra apoiar e reconhecer, por meio do PGMT, iniciativas que transformam a realidade do campo e geram valor para toda a cadeia do agronegócio. O prêmio reforça nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento do setor e estimular soluções que impulsionem o progresso do país”, afirma Débora Baum, Gerente Geral de Marketing da Gerdau.

O anúncio oficial aconteceu no estande da Gerdau. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão julgadora formada por professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Passo Fundo (UPF), EMBRAPA Arroz e Feijão (Goiânia – GO) e EMBRAPA Trigo (Passo Fundo – RS) e também do Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM) de Buenos Aires, Argentina.

Para o Professor Renato Levien, líder da comissão julgadora, a premiação reflete o compromisso dos participantes em alcançar o melhor desempenho e a maior capacidade operacional, elementos essenciais para os fabricantes de tratores e máquinas agrícolas. “A agropecuária brasileira vem se mostrando resiliente e competitiva, apesar dos recentes desafios que tem enfrentado, em especial os relacionados ao clima, preços, crédito, mão de obra e mercado. Apesar das dificuldades, o setor de máquinas agrícolas continua a disponibilizar, aos agropecuaristas, novidades e aperfeiçoamentos que atendem desde a agricultura familiar até os médios e grandes empreendimentos. Dentre estas podemos destacar tecnologias voltadas à agricultura e pecuária de precisão, uso de telemetria e de ferramentas de gestão e de desempenho para melhorar a eficiência dos conjuntos mecanizados, sistemas integrados de produção, soluções para capacitação, redução da penosidade e aumento do conforto da mão de obra do campo, aproximação e conectividade das empresas e revendas de máquinas com os clientes. Dessa forma, o setor contribui para a manutenção do homem no campo, para a redução dos custos de produção e aumento da lucratividade e competitividade do seu empreendimento, bem como atende a legislação social e ambiental vigente”, conclui.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.